quarta-feira, 6 de maio de 2009

Biografia da banda Europe

Europe é uma banda de hard rock, formada em Upplands Väsby, Suécia, em 1979 sob o nome Force pelo vocalista Joey Tempest e guitarrista John Norum. Apesar de largamente associada com glam metal, o som da banda incorpora elementos de heavy metal e hard rock. Desde a sua formação, os Europe lançaram sete álbuns de estúdio, três álbuns ao vivo, três compilações e sete vídeos.
Os Europe atingiram a fama internacional em 1986/87 com o seu 3º álbum The Final Countdown, que se tornou um grande sucesso comercial e vendeu mais de três milhões de cópias nos EUA. Os Europe foram uma das bandas rock mais bem sucedida dos anos 80 e vendeu mais de quatro milhões de álbuns nos EUA apenas e mais de 10 milhões de álbuns mundialmente. A banda atingiu dois Top 20 em álbuns na tabela Billboard 200 (The Final Countdown e Out of this World). De 1986 a 1992 os Europe venderam mais de 20 milhões de álbuns mundialmente, fazendo eles o 4º grupo mais bem sucedido da Suécia na história.
Os Europe entraram em hiato em 1992, reuniram-se temporariamente para uma atuação única em Estocolmo na Véspera de Ano Novo 1999 e anunciaram uma reunião oficial em 2003. Desde então os Europe lançaram dois álbuns,
Start from the Dark e Secret Society.